06 Maneiras de desentupir um vaso sanitário

Todo mundo gosta de manter sua casa limpa e em ordem, não é mesmo?! Mas, às situações, pequenos imprevistos podem acontecer. E um dos que mais levam preocupação, sem dúvida, é o vaso banheiro entupido. Em muitos casos antes mesmo de chamar uma desentupidora de canos você mesmo pode solucionar o problema!

Além de causar mau cheiro, o vaso sanitário entupido compromete a higiene geral do banheiro e ainda o deixa inutilizável.

Mas, para que este não seja razão de desespero na sua residência, abaixo você confere determinadas maneiras de desentupir o vaso banheiro de forma simples, vantajoso e sem sujeiras:

 

 

1. Jogue água sanitária no vaso

Uma das primeiras tentativas válidas é jogar um pouco de água sanitária no vaso, esperar cerca de três horas e depois dar descarga. Juliano, gerente de operações da Desentupidora Lago Norte, focaliza que jogar água sanitária no vaso, em diversos casos, pode resolver o problema. “Vai depender da fator do entupimento. Se for excremento, a água sanitária pode desobstruir a passagem. Nos casos em que o entupimento é provocado por panos, madeira, plástico, o uso da água sanitária será ineficaz”, explica.

 

2. Jogue vinagre e bicarbonato de sódio:

no vaso, dilua ½ copo de bicarbonato com ½ copo de vinagre e jogue diretamente no vaso sanitário. Esta é uma solução caseira que algumas vezes traz bons resultados.

Juliano ressalta que em alguns casos pode dar certo, a depender da causa do entupimento. Mas, pode ser que não resolva. Então, você terá que partir mesmo para outro método

 

3. Jogue detergente e água no vaso:

misture um pouco de detergente em água fervente e jogue a mistura no vaso sanitário. Dê descarga em após isso, observando se o entupimento foi solucionado. Você pode repetir o processo até três vezes. Caso observe que não deu mesmo certo, tente outro método“Em. alguns casos, pode resolver, vai depender da passagem do entupimento. Se for fezes, pode desobstruir a passagem. Mas, nos casos em que o entupimento é provocado por panos, madeira, plástico, o uso do detergente será ineficaz”, diz Juliano

 

4. Use um desentupidor:

Uma forma bastante indicada é usar o desentupidor e dar descarga simultaneamente. Para isso, é preciso que haja uma boa quantia de água dentro do vaso“Isso. pode resolver o problema do entupimento porque cria um vácuo que pode fazer com que o objeto que obstrui a passagem da água desça pelo cano”, explica Juliano

 

5. Use soda cáustica:

se preciso use soda cáustica apenas se mais alguns métodos não tiverem acarretado efeito. Tome muito precaução para não manter contato direto com o produto, por isso, use luvas e óculos durante o processo Em. um balde cheio de água, coloque duas colheres (sopa)) de soda cáustica e duas colheres (sopa) de sal. jogue o conteúdo do balde no vaso. Não repita esse procedimento com constância, aliás, evite-o.

Juliano comenta que esta medida pode surtir efeito em alguns casos, a depender da motivo do entupimento.

 

6. Tente dar descarga vedando completamente a começo de ar

Cubra o assento do vaso com um saco de lixo ou com papel filme. Certifique-se de que não restou nenhum espaço aberto para a passagem de ar. Depois, feche a tampa, sente-se em cima da tampa do vaso e acione a descarga por cerca de 30 segundos.

“Isso pode arbitrar o problema, em diversos casos mais simples de entupimento. Essa ação cria um vácuo e faz pressão gerando para baixo, desentupindo o vaso”, comenta Juliano